♦ Como gerar remessa e enviar ao banco para registro.
- Acesse o menu "Receitas" e clique na opção "A receber":
- Selecione as cobranças que deseja enviar ao banco e clique na opção "Mais" > "Marcar para remessa", no final da página:
- A página será atualizada automaticamente e no topo surgirá um bloco azul mostrando o número de cobranças marcadas para registro, clique em "Gerar remessa":
- Ao clicar em gerar remessa, o sistema exibirá um resumo das informações contidas no arquivo de remessa. Verifique cuidadosamente as informações para garantir que tudo esteja correto e clique novamente no botão "Gerar remessa" para confirmar o envio:
- Após gerar a remessa, o sistema exibirá uma nova tela com as opções disponíveis. Para baixar o arquivo de remessa e enviá-lo ao banco, clique no botão "Baixar arquivo remessa":
- O arquivo remessa é um arquivo de texto que contém as informações das cobranças que foram geradas no sistema e que devem ser registradas no banco. Esse arquivo é gerado pelo sistema no formato padrão ".rem", mas dependendo do banco utilizado, também pode ser gerado nos formatos ".txt" ou ".CRM". Você pode abri-lo no "Bloco de notas" do seu computador e visualizar diversos números e letras distribuídos aleatoriamente. - Para enviar o arquivo remessa ao banco, é necessário acessar o seu Internet Banking e seguir as orientações fornecidas pela instituição financeira. É recomendado que o envio do arquivo seja feito no mesmo dia em que for gerado, para garantir que o sistema esteja alinhado com o banco e as cobranças possam ser registradas corretamente.
♦ Como confirmar o registro das cobranças enviadas ao banco (arquivo de retorno).
- Acesse o menu "Receitas" e clique na opção de "Retorno bancário":
- Clique em "Processar Arquivos" e busque em seu computador o arquivo de retorno disponibilizado pelo banco:
- Feito isso, o sistema fará a leitura do arquivo e apresentará no quadro de resumo as informações contidas no arquivo:
Esteja atento(a), pois o sistema indicará o status de cada cobrança.
Status do retorno bancário:
- Itens em conforme: cobranças/boletos registrados com sucesso;
- Itens duplicados: cobranças/boletos pagos em duplicidade;
- Itens não localizados ou não conforme: cobranças/boletos com rejeição/erro ou não gerados pelo sistema;
- Itens com diferença: cobranças/boleto pago á menor ou á maior
Dica:
Ficou com dúvida sobre o conteúdo da FAQ? Entre em contato com nossos especialistas.
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