Bem-vindo(a)!
Este guia foi criado para ajudar você no primeiro acesso ao Kenlo Locação, após a migração para o novo sistema. Siga os passos abaixo para garantir que tudo esteja correto e evitar problemas no dia a dia.
1️⃣ Acesso ao sistema
O link de acesso ao Novo Locação mudou, para acessar o sistema clique aqui
⚠️ Atenção:
- Somente o superusuario conseguirá fazer o primeiro acesso. Depois que ele acessar, precisará liberar os demais usuários conforme passo 2.
Problemas para acessar?
- Se você já usa o Kenlo Imob, o acesso é feito com o mesmo usuário e senha; Caso precise alterar sua senha faça este processo pelo Kenlo Imob.
- Se não usa o Kenlo Imob, clique em “Esqueci minha senha” e siga as orientações recebidas no e-mail.
2️⃣ Acesso dos usuários - Grupos
- Para que os usuários consigam acessar o sistema é obrigatório que todos estejam vinculados a um grupo, conforme o cargo e função. Clique aqui para ver o passo a passo de como vincular o usuário a um grupo
3️⃣ Dados da empresa
Depois de acessar o sistema, confira os dados da imobiliária. Onde conferir?
- Clique nas iniciais do seu usuário → Empresa → Dados da Empresa. O que conferir?
- CNPJ;
- Razão Social;
- Nome Fantasia.
⚠️ Atenção:
- Esses dados precisam estar corretos para não gerar erros em cobranças, repasses e relatórios. Clique aqui para ver o passo a passo de como atualizar os dados da empresa.
4️⃣ Contas Bancárias
As contas bancárias que foram migradas precisam ser revisadas. Onde conferir?
- Clique nas iniciais do seu usuário → Empresa → Contas Bancárias. O que conferir?
- Agência e conta (com dígitos e hífen);
- Se a conta está vinculada corretamente à imobiliária.
⚠️ Atenção:
- O titular da conta deve ter o mesmo CNPJ e Razão Social da imobiliária;
- Não é possível realizar repasses para contas que não sejam da imobiliária. Clique aqui para ver o passo a passo.
- Alguns bancos exigem que a conta ou agencia sejam cadastradas com o digito verificador para realizar transações. Utilize esse site clicando aqui para validar o digito da sua conta.
5️⃣ Ativar formas de recebimento
Para gerar boletos, é necessário ativar a forma de recebimento. Onde ativar?
Clique nas iniciais do seu usuário → Empresa → Forma de Recebimento.
- KENLO PAY
Se você utilizava PjBank e vai passar a utilizar Kenlo Pay, ative a opção Kenlo Pay

- CONTA HOMOLOGADA
Se você utilizava conta homologada, precisará homologar novamente sua conta no sistema. Clique aqui para ver o passo a passo de como homologar sua conta com o sistema.
6️⃣ Nota Fiscal
Se você transmite Nota Fiscal pelo sistema, vamos precisar homologar com sua prefeitura novamente. Clique Aqui e veja o passo a passo.
Não deixe de conferir:
- Se os impostos estão configurados corretamente;
- Se as regras estão de acordo com a realidade da imobiliária.
7️⃣ Validações para gerar Boletos
Os boletos que foram migrados para seu novo sistema não estão aptos para pagamento. Antes de ativa-los, você precisa fazer algumas validações importantes:
1) Acesse uma amostragem de contratos e confira se estão vinculados à filial correta; Para conferir clique em Contrato > Alterar contrato > Detalhes do contrato
Observação: Caso algum contrato no campo de Filial conter "Matriz não usar", faça a alteração no contrato para a filial correta. E confirme se a forma de pagamento está vinculada. 
⚠️ Atenção:
- Caso esta informação de "Matriz não usar" esteja apresentando em vários contratos, entre em contato com nosso suporte para realizarmos esta ação em lote.
2) Acesse uma amostragem de cadastros de locatários e proprietários e faça a seguinte validação, na qual os dados são obrigatórios para geração de cobrança:
- Nome completo; CPF; E-mail; Telefone; Endereço completo. (Não use caracteres especiais)
3) Caso a imobiliária tenha clientes no qual o repasse é feito não na conta do proprietário e sim na conta de terceiros, é obrigatório realizar um ajuste no sistema. CLIQUE AQUI Sem essa configuração o split não acontecerá e o repasse será feito para imobiliária em D+2
Outras validações:
- O nome da Rua do Imóvel não pode passar de 40 caracteres;
8️⃣ Ativando os Boletos
- Kenlo Pay
Lembre-se da obrigatoriedade de regerar todos os boletos caso utilize o Kenlo Pay. Para regerar um boleto utilizando o Kenlo Pay, acesse Receitas → Receber → selecione a cobrança → clique em Mais no final da tela → Gerar boleto usando Kenlo Pay.
Se ao ativar os boleto ficarem com status “suspenso”, revise os dados e corrija clicando aqui e veja como.
- Conta Homologada
Lembre-se da obrigatoriedade de alterar a forma de recebimentos dos boletos para homologada. Acesse Receitas → Receber → Clique no ícone de Editar Cobrança (?) → em Mais Opções, no campo Formas de Cobrança, altere para "Boleto - Conta Homologada", confira se a conta bancária esta correta e clique em salvar.
Depois é só processar o arquivo retorno, conforme o passo a passo deste link: Clique Aqui!
9️⃣ Perguntas frequentes
- Como emitir relatório de recebimentos?
Acesse Receitas → Recebido → selecione o ícone de impressora → escolha a opção “Relatório de pagamentos | Kenlo Pay”→ selecione a conta que recebeu o valor e aplique os filtros desejados
- Erro ao ativar contrato para Split. Verifique se:
O contrato está correto;
As contas bancárias estão válidas;
As formas de recebimento estão ativas.
Clique aqui para verificar. Se o erro continuar, envie um print da tela para análise clicando aqui
Faça todas essas conferências antes de começar a usar o sistema no dia a dia.
Assim, você evita erros e garante uma operação mais tranquila.
Ficou alguma dúvida ou precisa de ajuda ? CLIQUE AQUI
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