O envio de e-mails pode parecer simples, mas garantir que suas mensagens cheguem ao destino desejado pode ser complexo. Quando um e-mail retorna, pode indicar que o provedor final impediu o recebimento por vários motivos. Neste artigo, discutiremos causas comuns para baixa entregabilidade e como corrigir esses problemas.
♦ Baixa entregabilidade de e-mails.
Os principais motivos para a baixa entregabilidade dos e-mails são:
- E-mail cadastrado de forma incorreta: confira se o e-mail está corretamente escrito;
- Caixa de e-mail cheia: contate o responsável pela unidade que está com e-mails retornando e certifique-se de que sua caixa não está cheia;
- Quando o responsável decide não receber mais e-mails do sistema através da opção padrão apresentada no corpo do e-mail;
- Quando o e-mail enviado pelo sistema é considerado SPAM: grandes quantidades de e-mails recebidos por um mesmo remetente podem causar esse envio para a caixa de SPAM.
Para regularizar o envio de e-mails adicione o nosso SPF em seu domínio!
Ao adicionar nosso SPF você indica para o e-mail do destinatário que o sistema está autorizado a enviar e-mails pelo seu domínio de e-mail. Leia mais sobre SPF aqui.
Para adicionar o nosso SPF você precisa entrar em contato com o administrador do seu domínio para que ele possa alterar o arquivo .txt do DNS para o seguinte texto: v=spf1 include:_spf.superlogica.com ~all.
Também é importante citar que sempre que um e-mail está retornando no sistema você pode retirar o mesmo da lista de bounce para que a unidade possa voltar a receber e-mails. Em alguns casos, mesmo a configuração correta do SPF alguns provedores podem continuar entendendo nossos e-mail como spam como no caso da Locaweb, nesse caso o dono do domínio/hospedagem precisa entrar em contato com o suporte da Locaweb para resolver o problema.
♦ Corrigindo erros de "bounce" dos e-mails retornando:
Existem duas formas de remover os e-mails da lista de retornados para realizar um reenvio:
Primeira opção.
- Para realizar a correção desse erro, passe o mouse sobre o seu e-mail, no canto superior do lado direito da tela e clique em "Histórico de e-mails enviados".
- Clique no botão cinza "Mais" e depois em "Remover e-mail da lista de bounce".
- Digite o e-mail que está retornando, o código de verificação e clique em "Remover".
Pronto! ao realizar esse processo o e-mail com erro será removido da lista de retornados. Assim poderá enviar um novo e-mail ao cliente sem falhas.
Segunda opção.
- Passe o mouse sobre o seu e-mail, no canto superior do lado direito da tela e clique em "Histórico de e-mails enviados".
- Na tela de envio de e-mails você poderá visualizar todos os e-mails retornados do sistema. Localize o e-mail que deseja retirar da lista de bounce e clique sobre a tag "Retornando" que aparece logo abaixo do e-mail.
- Nesse momento será aberto um quadro explicando os motivos que podem ter levado o e-mail a retornar e a opção de "Retirar e-mail da lista de Bounce". Preencha as informações solicitadas e clique em "Remover"
Importante!
Os e-mails que já estavam com erro continuarão aparecendo como retornando na lista de e-mails enviados, pois a atualização será aplicada apenas para os novos envios. Sendo assim, se desejar excluir os erros basta realizar o processo manualmente.
Dica:
Ficou com dúvida sobre o conteúdo da FAQ? Entre em contato com nossos especialistas. Clique aqui e esclareça qualquer dúvida que possa ter.
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