Locação | Como alterar, editar cobranças já geradas sistema? (Invalidar e Clonar)

Modificado em Qua, 13 Nov na (o) 8:56 AM


Por vezes, pode ser necessário realizar alterações em uma cobrança que já foi emitida, como cancelar ou clonar a cobrança para gerar uma nova. Nesses casos, é importante saber como fazer essas modificações de forma correta e eficiente, para evitar erros ou prejuízos financeiros.

Invalidar e clonar. 

  1. Localize o contrato, clicando em "Contratos" e depois "Contratos" e inserindo na barra de busca o número do contrato ou nome de uma das partes.

  2. No final da página do contrato, estarão localizados a relação de boleto já gerados. Procure pelo vencimento que precisa editar, então passe o mouse sobre ela, irá aparecer alguns ícones, clique no X que é a opção de invalidar.

  3. Ao clicar, irá abrir uma tela para você poder justificar o motivo do cancelamento, selecione a opção desejada, lembrando que essa informação é interna. Logo depois selecione a opção "Clonar/Substituir Cobrança" e Salvar.

  4.  Pronto, agora irá abrir uma aba "Nova cobrança", aqui você poderá fazer todos os ajustes necessários, como:
    - Vencimento - alterar data, caso seja necessário.
    - Serviços - Alterar um serviço já lançado, ou exclui-lo (para isso, clique na lixeira que aparece ao lado da despesa).
    - Mais um - Inclusão de uma nova despesa.
  5. Pode realizar todos os ajustes necessários para gerar um novo boleto.

    Obs: No caso de incluir uma nova despesa ou alterar uma ja existente para que seja um desconto ao inquilino, no campo "Valor" preencha o com o sinal de menos (-) na frente do valor e no campo Crédito, informe quem está dando o desconto. Desta forma, entrará como desconto ao inquilino, combinado!?

  6. Para alterar conta bancária em que o boleto deve ser creditado, clique em "Mais opções" e altere a "Conta bancária":

  7. Ao finalizar clique em Salvar e o novo boleto estará pronto!!

Caso sua forma de recebimento seja através do PJBank, aguarde o registro da nova cobrança e envie ao Locatário.

Caso seja a Conta homologada com o banco, será necessário gerar uma nova remessa para o banco realizar os devidos ajustes.


Alterar vencimento sem invalidar e clonar cobrança. 

  1. Acesse  o contrato e localize a cobrança, passe o mouse sobre ela para que apareça os ícones. Clique na "Impressora", vai informar a legenda "PDF".

  2. Então basta selecionar a data no calendário e realizar a impressão.

 

Obs: Se o boleto estiver mais de 58 dias atrasado, é necessário invalidar e clonar a cobrança, conforme o primeiro passo a passo informado neste artigo. ;)


 Dica:

Ficou com dúvida sobre o conteúdo da FAQ? Entre em contato com nossos especialistas. 

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