O ajuste de saldo é uma tarefa muito importante na administração financeira de uma empresa. Ele garante que o saldo das contas bancárias registradas no sistema esteja igual ao saldo do banco, evitando erros e mantendo a transparência das informações.
É comum que pequenas diferenças surjam entre o saldo do banco e o saldo registrado no sistema, devido a erros de digitação, atrasos em depósitos ou outras razões. Por isso, é fundamental que sejam realizados ajustes de saldo periodicamente, para manter tudo em ordem.
♦ Confira a seguir:
- Como identificar saldos e o valor que precisa ser corrigido;
- Como ajustar o saldo da conta bancária no sistema;
- Como zerar o saldo da conta bancária no sistema.
♦ Identificando saldos
O primeiro passo é verificar o saldo atual da sua conta bancária no site ou aplicativo do banco, pois essa é a informação principal para realizar o ajuste.
Em seguida, confira o saldo da mesma conta no Kenlo Locação:
- Acesse o menu "Empresa" > "Contas bancárias":
- Ao lado direito da tela, identifique a conta bancária e o saldo considerado pelo sistema. Esse saldo é referente as receitas e despesas liquidadas no sistema até a data do dia anterior.
Para ajustar o saldo das contas bancárias no Kenlo Locação, é importante comparar o saldo da instituição bancária com o saldo do sistema. Se houver diferenças, é necessário fazer um lançamento no sistema para ajustar o saldo. Confira abaixo dois exemplos de como fazer:
Exemplo 1:
Saldo na instituição bancária: R$ 15.897,36
Saldo no Kenlo Locação: R$ 12.879,00
Diferença: R$ 3.018,36
Neste caso, o saldo do banco é maior que o saldo do sistema. Para ajustar, é preciso lançar uma entrada com a diferença de valor entre os saldos, fazendo com que os valores fiquem iguais.
Exemplo 2:
Saldo na instituição bancária: R$ 12.879,00
Saldo no Kenlo Locação: R$ 15.897,36
Diferença: -R$ 3.018,36
Neste caso, o saldo do banco é menor que o saldo do sistema. Para ajustar, é preciso lançar uma saída com a diferença de valor entre os saldos, fazendo com que os valores fiquem iguais.
♦ Ajustando o saldo da conta no sistema.
Após identificar o valor a ser lançado no sistema:
- Acesse o menu "Financeiro" e clique na opção de "Movimentações bancárias":
- Caso precise lançar uma entrada no sistema, clique em "Nova receita". Caso precise lançar uma saída, clique em "Nova despesa" > "Nova despesa".
- No campo de vencimento, insira a data atual e, na opção de fornecedor, escolha "Fornecedor exemplo".
- Selecione a categoria mais apropriada para o lançamento (nós sugerimos a categoria "2.7.60 Outros de tarifas bancárias"). No campo de complemento, você pode especificar que se trata de um ajuste de saldo e inserir a diferença entre os saldos no campo de valor.
- Siga até "Mais campos" e selecione a conta bancária que será ajustada:
- Selecione a opção "Já foi pago" e preencha a data em que o ajuste deve ser considerado. Depois, clique em "Lançar" para concluir o processo.
Após concluir o lançamento, a transação será registrada e liquidada nas movimentações bancárias do sistema. Para conferir o novo saldo da conta:
- Acesse o menu "Empresa" > "Contas bancárias":
- Confira o novo saldo da conta bancária ao lado direito da tela.
♦ Zerando o saldo de contas no sistema.
Para zerar o saldo de uma conta no sistema, basta lançar uma receita ou despesa com o mesmo valor do saldo já registrado no sistema. Para fazer isso, siga os mesmos passos descritos anteriormente e preencha o valor com o montante necessário para equilibrar a conta.
Certifique-se de selecionar a opção correta de entrada ou saída, de acordo com a diferença entre o saldo do banco e do sistema, e seguir os demais procedimentos até o lançamento ser concluído. Uma vez que o lançamento é feito e liquidado em movimentações bancárias, você poderá conferir o novo saldo da conta acessando a tela de contas bancárias.
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