♦ Geração de notas fiscais após repasse.
Assim que o repasse for devidamente liquidado no sistema financeiro, a nota fiscal correspondente será preparada automaticamente.
Acesse o menu de "Despesas" e clique na opção "Repasses realizados":
No quadro de resumo do mês você poderá visualizar as notas fiscais que estão aguardando para serem geradas. Se você escolher gerar as notas fiscais manualmente, será preciso clicar em "Gerar notas fiscais" para disponibilizá-las para envio à prefeitura:
- Se você optou pela geração automática das notas fiscais, elas ficarão disponíveis no menu "Receitas" > "Notas fiscais", logo após a liquidação do repasse no financeiro:
- Na tela de notas fiscais estarão listadas todas as notas geradas pelo sistema e é nesse ambiente que a imobiliária irá realizar as transmissões para a Prefeitura, efetivando o processo de declaração e registro das notas.
♦ Transmissão de notas fiscais para a Prefeitura.
A transmissão de notas para o site da prefeitura é o processo em que a imobiliária envia eletronicamente as informações da nota fiscal para o órgão responsável pela gestão tributária da cidade em questão. Esse procedimento é obrigatório e deve ser realizado dentro do prazo estabelecido pela legislação local, e é a maneira como a prefeitura pode validar e registrar a transação comercial.
- Para realizar a transmissão das notas a prefeitura, você deverá selecionar as notas que devem ser enviadas e clicar na opção "Marcar para a transmissão":
É muito importante que o cadastro do fornecedor (proprietário) esteja com os de nome, CPF/CNPJ e endereço preenchidos, pois são dados básicos para a emissão de nota fiscal. Caso o sistema identifique erros, um alerta de correção será apresentado na nota com a descrição do que precisa ser ajustado:
- Após marcar a nota para transmissão, conclua o processo em "Transmitir notas" no quadro principal da tela, preencha a senha do seu certificado A1 e clique em "Enviar":
- Aguarde até que a nota seja convertida com sucesso e acesse o sistema da sua prefeitura para conferir se a mesma já aparece disponível para impressão.
Dica:
Ficou com dúvida sobre o conteúdo da FAQ? Entre em contato com nossos especialistas.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo