O Sistema de Locação Kenlo não realiza automaticamente o protesto de boletos bancários. Alguns bancos efetuam o protesto dos boletos. O sistema registra a inadimplência e o banco procede de acordo com os termos acordados, por meio de remessa.
Observação: Caso a imobiliária utilize o PJBank, essa funcionalidade não estará disponível. Será necessário dirigir-se ao cartório para realizar o processo.
Se o seu banco ou beneficiário não efetuar a emissão de boletos com protesto, será necessário seguir a legislação vigente (Lei 9.492/1997) e comparecer ao cartório.
A natureza do boleto bancário varia de acordo com a natureza da atividade exercida pela sua empresa.
Alguns bancos fazem a emissão do boleto com protesto (varia de banco para banco). Nesse caso, seria necessário o convênio direto com o banco para a emissão dos boletos.
Em caso de emissão de boletos por convênio direto com o banco, você deve entrar em contato com a instituição para validar a possibilidade e negociar os termos. Após isso, você deve proceder com a configuração em "Formas de recebimento"
1. Acesse o Menu > Empresas > Formas de recebimento
2. Escolha a opção de recebimento associada ao seu banco:
3. Clique em "próximo" para prosseguir.
4. A seguir, no canto superior esquerdo da janela, clique em "Avançado":
Importante: Verifique o banco selecionado, pois nem todos disponibilizam a opção de protesto.
No exemplo ilustrado na figura abaixo, temos o Sicoob:
5. Na parte inferior da página, selecione o número de dias até a emissão do protesto.
6. Para finalizar clique em Salvar.
Caso queira incluir essa informação no próprio boleto, ou seja, no PDF do boleto, é possível fazer isso através do seguinte procedimento:
Acesse o Menu lateral "Empresa" > "Formas de Recebimento":
Acesse a seção de "Opções do boleto bancário" e clique no botão verde "Editar". Em seguida, insira manualmente a informação no campo de "Instruções adicionais para cobranças":
Dica:
Ficou com dúvida sobre o conteúdo da FAQ? Entre em contato com nossos especialistas.