A Receita Federal não aceita a transmissão do arquivo da DIMOB caso, na ficha do cliente, locatário ou proprietário, não esteja cadastrado o número do CPF do mesmo. Portanto, se o relatório de erros da DIMOB apontar esse tipo de erro, é bastante simples fazer a correção. No próprio relatório que o sistema disponibiliza, clique sobre o nome do proprietário, para que o sistema possa direcionar você diretamente para o cadastro em questão.
Clique em "Alterar pessoa"
- Caso o proprietário seja estrangeiro e não tenha CPF, após clicar em "Alterar pessoa", no campo "Mais Opções", selecione a opção "Não domiciliado no Brasil".
- Caso ao tentar salvar, o sistema apresente uma mensagem informando que esse CPF já está cadastrado, como esta abaixo:
Clique sobre o nome que aparece na mensagem, e será direcionado para o cadastro deste cliente.
Ao acessar o cadastro, clique do lado direito da tela para analisar se há contratos vinculados a esse cliente.
Se não houver contratos vinculados, clique em "Alterar pessoa", exclua o CPF cadastrado nessa ficha e volte a cadastrar na ficha do cliente vinculada ao contrato de locação.
Caso haja contrato, acione o suporte para analisarmos se há possibilidade de correção.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo