♦ Confira a seguir como incluir despesas como IPTU, manutenções, garantias, descontos, entre outros, no Contrato de Locação
- Acesse o menu "Contratos" e clique em "Contratos":
- Localize o contrato em que deseja lançar as despesas e acesse-o:
- Dentro do contrato, localize o quadro de "Despesas" à direita para realizar os lançamentos:
- Clique em "Nova despesa" > "Nova despesa". Utilize essa opção para despesas únicas ou parceladas, como, por exemplo, o IPTU, geralmente cobrado em parcelas (1/11).
- A seguir, preencha campos como a data de vencimento da despesa, o seu valor, serviço e complemento.
No campo VALOR, se a despesa for parcelada, preencha com o valor total somado de todas as parcelas. Ao informar a quantidade de parcelas, o sistema dividirá o valor total pelo número de parcelas.
Você só deverá cadastrar um novo serviço caso o mesmo não conste na lista do sistema, para evitar duplicidades e possíveis falhas em relatórios.
Atente-se a lista de serviços!
O sistema já conta com uma lista de serviços pré-cadastrados, clique na setinha dentro do quadro para localizar o serviço que atenderá a despesa questão. - Informe o débito (de quem será cobrado) e crédito (para quem será creditada) da despesa:
- Indique o número de parcelas, caso seja uma despesa parcelada como IPTU, seguros ou descontos
- E em "mais opções" informe se será cobrada taxa de administração sobre a despesa e se a mesma deverá ser incluída no cálculo de rescisão, caso aconteça:
- Caso seja uma despesa parcelada, confira ao final do quadro os lançamentos que serão realizados e conclua em "Lançar despesas".
- Confira o lançamento no quadro de despesas:
Pronto! As despesas serão lançadas e cobradas junto ao valor do aluguel.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo