Locação | Como rescindir Contratos de Locação?

Modificado em Qua, 13 Nov na (o) 12:14 PM


Confira a seguir como rescindir um contrato de locação:

  1. Acesse o menu de "Contratos" e clique na opção "Contratos":

  2. Na lista de contratos, encontre o contrato que deseja rescindir e clique nele para acessá-lo.

  3. Dentro do contrato, clique no botão "Ações" e escolha a opção "Rescindir":


  4. Na próxima tela, preencha a "data de rescisão", o "motivo da rescisão" e, caso o contrato tenha despesas recorrentes lançadas, selecione a opção de "excluir todas as despesas recorrentes". Clique em "Gerar cobrança proporcional": 

     

  5. O sistema calculará automaticamente o valor proporcional do aluguel de acordo com as configurações previamente definidas no menu de "Contratos" > "Configurações".

    Veja aqui configurar o cálculo proporcional da rescisão de contratos.

  6. Ao clicar em "Gerar cobrança proporcional" você poderá visualizar o quadro abaixo, onde todos os valores a serem cobrados na rescisão serão lançados:

    Descrição dos campos acima:
    - No campo "Vencimento", cadastre a data de vencimento do boleto de rescisão.
    - O sistema automaticamente calculará a cobrança proporcional do aluguel desde o último vencimento até a data da desocupação do imóvel e exibirá o resultado em "Dias proporcionais".
    - Se houver multa por rescisão, o sistema a calculará automaticamente e exibirá o valor no campo "Multa de rescisão". Este valor pode ser alterado ou excluído, se necessário.
    - O sistema calculará proporcionalmente apenas o serviço de aluguel. Se você precisar incluir outras despesas, clique em "mais um" no campo "Serviço".
    - Se você desejar parcelar a cobrança total da rescisão, selecione a opção "Parcelar cobrança". Isso gerará mais de um boleto para pagamento, e você pode alterar o vencimento de cada cobrança, se necessário. Se você optar por não parcelar a rescisão e salvar, essa ação não poderá ser desfeita. Nesse caso, será necessário invalidar o boleto gerado e criar novas cobranças extras para parcelar a rescisão

  7. Caso precise lançar um desconto para o locatário, cadastre o valor da despesa negativo com o crédito para quem está concedendo o desconto. Veja o exemplo abaixo:

  8. Em "acréscimos e descontos" é possível alterar os juros e multa a serem cobrados em caso de atraso no pagamento dos boletos de rescisão:

  9. E em "Mais opções" você poderá adicionar observações internas (para a imobiliária) e observações para o cliente (disponíveis nos boletos gerados)

    ⚠️Observação:

    - O campo de "conta bancária" não deve ser alterado, exceto se a imobiliária trabalhar com mais de uma forma de recebimento e queira gerar os boletos de rescisão em uma conta diferente da conta configurada para o contrato;
    - O campo de "forma de cobrança" não irá alterar a forma de recebimento dos boletos de rescisão, apenas irá "pré-definir" a liquidação dos boletos, caso sejam liquidados manualmente.

  10. Preenchidos todos os campos, clique em "Salvar" e você será redirecionado a tela inicial do cálculo de rescisão. Em "mais opções" é possível informar a data de desocupação do imóvel, além de incluir novas observações do processo:

  11. Para finalizar, clique em "Rescindir" e o sistema irá disponibilizar o distrato de locação, além de gerar as cobranças de rescisão:

 

Pronto! O contrato será rescindido e o imóvel estará disponível para uma nova locação. 


 Dica:

Ficou com dúvida sobre o conteúdo da FAQ? Entre em contato com nossos especialistas.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo

Rodapé Kenlo