♦ Confira a seguir como rescindir um contrato de locação:
- Acesse o menu de "Contratos" e clique na opção "Contratos":
- Na lista de contratos, encontre o contrato que deseja rescindir e clique nele para acessá-lo.
- Dentro do contrato, clique no botão "Ações" e escolha a opção "Rescindir":
Na próxima tela, preencha a "data de rescisão", o "motivo da rescisão" e, caso o contrato tenha despesas recorrentes lançadas, selecione a opção de "excluir todas as despesas recorrentes". Clique em "Gerar cobrança proporcional":
O sistema calculará automaticamente o valor proporcional do aluguel de acordo com as configurações previamente definidas no menu de "Contratos" > "Configurações".
Veja aqui configurar o cálculo proporcional da rescisão de contratos.Ao clicar em "Gerar cobrança proporcional" você poderá visualizar o quadro abaixo, onde todos os valores a serem cobrados na rescisão serão lançados:
Descrição dos campos acima:
- No campo "Vencimento", cadastre a data de vencimento do boleto de rescisão.
- O sistema automaticamente calculará a cobrança proporcional do aluguel desde o último vencimento até a data da desocupação do imóvel e exibirá o resultado em "Dias proporcionais".
- Se houver multa por rescisão, o sistema a calculará automaticamente e exibirá o valor no campo "Multa de rescisão". Este valor pode ser alterado ou excluído, se necessário.
- O sistema calculará proporcionalmente apenas o serviço de aluguel. Se você precisar incluir outras despesas, clique em "mais um" no campo "Serviço".
- Se você desejar parcelar a cobrança total da rescisão, selecione a opção "Parcelar cobrança". Isso gerará mais de um boleto para pagamento, e você pode alterar o vencimento de cada cobrança, se necessário. Se você optar por não parcelar a rescisão e salvar, essa ação não poderá ser desfeita. Nesse caso, será necessário invalidar o boleto gerado e criar novas cobranças extras para parcelar a rescisão- Caso precise lançar um desconto para o locatário, cadastre o valor da despesa negativo com o crédito para quem está concedendo o desconto. Veja o exemplo abaixo:
- Em "acréscimos e descontos" é possível alterar os juros e multa a serem cobrados em caso de atraso no pagamento dos boletos de rescisão:
- E em "Mais opções" você poderá adicionar observações internas (para a imobiliária) e observações para o cliente (disponíveis nos boletos gerados)
⚠️Observação:
- O campo de "conta bancária" não deve ser alterado, exceto se a imobiliária trabalhar com mais de uma forma de recebimento e queira gerar os boletos de rescisão em uma conta diferente da conta configurada para o contrato;
- O campo de "forma de cobrança" não irá alterar a forma de recebimento dos boletos de rescisão, apenas irá "pré-definir" a liquidação dos boletos, caso sejam liquidados manualmente. - Preenchidos todos os campos, clique em "Salvar" e você será redirecionado a tela inicial do cálculo de rescisão. Em "mais opções" é possível informar a data de desocupação do imóvel, além de incluir novas observações do processo:
- Para finalizar, clique em "Rescindir" e o sistema irá disponibilizar o distrato de locação, além de gerar as cobranças de rescisão:
Pronto! O contrato será rescindido e o imóvel estará disponível para uma nova locação.
Dica:
Ficou com dúvida sobre o conteúdo da FAQ? Entre em contato com nossos especialistas.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo