Ao lidar com contratos de locação em andamento, é comum surgir a necessidade de realizar alterações nos proprietários ou locatários envolvidos. No entanto, para garantir a precisão das informações e evitar erros na geração do arquivo de DIMOB da imobiliária, a Kenlo Locação implementou uma medida de segurança para essas modificações.
É importante ter em mente que o cadastro do proprietário está diretamente vinculado ao cadastro do imóvel. Isso significa que alterar a propriedade de um contrato em andamento requer a rescisão do contrato atual e a clonagem do imóvel. Vamos detalhar o procedimento para que você possa efetuar as alterações necessárias de forma eficiente e sem complicações.
♦ Confira a seguir como alterar proprietários em Contratos Ativos no Kenlo Locação
- Acesse o contrato de locação em questão e clique em "Ações" > "Rescindir":
Na próxima tela, você terá a opção de gerar a cobrança proporcional para a rescisão do contrato. Caso seja necessário realizar um acerto de valores na transferência de um locador para o outro, preencha a data da rescisão, indique o motivo e clique em "gerar cobrança proporcional" para gerar o boleto de rescisão:
Caso não precise realizar esse acerto, indique a data da rescisão, motivo e clique diretamente em "Rescindir":
⚠️ IMPORTANTE!
- Caso o contrato atual tenha o seguro incêndio contratado com a Kenlo Seguros, será necessário cancelar a apólice atual e contratar uma nova, através do novo contrato.- Após rescindir o contrato atual, você irá clonar o imóvel em questão para então alterar o proprietário. Acesse o menu "Contratos" e clique na opção de "Imóveis":
- Localize o imóvel que deseja clonar e passe o mouse sobre ele, você poderá visualizar o ícone de "Clonar":
- Clique sobre o ícone de clonagem e uma nova janela será aberta, exibindo as informações do novo imóvel. Nessa janela que você poderá fazer as alterações necessárias no campo de "Proprietários e beneficiários".
IMPORTANTE! Será necessário realizar o cadastro do novo proprietário antes de clonar o imóvel, pois na etapa de clonagem só é possível incluir o cadastro de um proprietário existente. - Utilize o ícone de "Lixeira" para excluir o proprietário atual e adicionar o novo e a opção "Mais um" para adicionar mais de um proprietário/beneficiário ao imóvel:
- Para facilitar a localização do novo imóvel e a geração de novos contratos, recomendamos cadastrar um novo Identificador para o imóvel que será gerado, pois se deixado em branco, o sistema irá gerar um ID automaticamente. Dessa forma, você poderá localizar o novo imóvel com mais facilidade.
. - Feitos os ajustes no imóvel, salve e gere um novo contrato, para seguir com a sua administração e com as devidas correções para a DIMOB. Para isso, clique no botão de "Ações" no canto superior direito da tela do imóvel e depois em "Gerar Contrato":
- Conclua o cadastro do contrato para que as informações do proprietário sejam atualizadas.
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