♦ Confira a seguir:
- Como são divididas e utilizadas as categorias do Plano de Contas
- Como personalizar as categorias do Plano de Contas de acordo com a necessidade da imobiliária
♦ Categorias do plano de contas
Existem três categorias principais no plano de contas: receitas, despesas e contas transitórias.
- Receitas: esta categoria representa todas as entradas de dinheiro que a imobiliária recebe, como aluguéis, taxas de administração, vendas de imóveis, entre outros. É importante separar as receitas por tipo para que seja possível ter uma visão clara do desempenho financeiro da imobiliária em cada área.
- Despesas: esta categoria representa todas as saídas de dinheiro que a imobiliária realiza, como salários, contas de luz, água, telefone, aluguéis de imóveis, manutenção, entre outras. É importante separar as despesas por tipo para que seja possível controlar os gastos e identificar áreas onde é possível reduzir custos.
Contas Transitórias: esta categoria representa contas que são temporárias, como depósitos em garantia e adiantamentos, e os repasses realizados aos proprietários, que não são nem despesas e nem receitas da imobiliária Essas contas devem ser registradas separadamente das contas permanentes, para que seja possível controlar e monitorar os valores envolvidos.
É importante lembrar que, embora possam variar de acordo com as particularidades de cada negócio, essas categorias são fundamentais para manter uma organização financeira eficiente. Além disso, é preciso ter atenção às categorias adicionadas, pois o sistema pode ter algumas limitações para edição, e algumas categorias, depois de usadas, não poderão ser excluídas.
♦ Como personalizar categorias com segurança
É importante destacar que, ao adicionar novas categorias no plano de contas do Kenlo Locação, é fundamental ter cuidado para evitar duplicidade ou inconsistência nas informações. Além disso, é importante lembrar que as categorias adicionadas não podem ser excluídas após o uso. Por isso, é recomendado realizar uma análise cuidadosa antes de adicionar uma nova categoria, garantindo a organização e integridade dos dados financeiros da imobiliária
- Para adicionar um item a categoria, no final da listagem da categoria desejada, clique em Adicionar item X.X:
- Ao selecionar "Permitir subcontas?", o sistema entende que esta é uma categoria mãe e que não poderão ter lançamentos associados a esta, apenas às suas filhas:
Lembre-se que:
- Receitas: tudo o que entra no caixa da imobiliária;
- Despesas: tudo o que sai do caixa da imobiliária;
- Contas transitórias: movimentações que entram e saem do caixa da imobiliária, como repasses a proprietários e serviços administrados. Essas movimentações devem ser registradas na conta 3 transitórias. entra e fica para a imobiliária é uma receita então fica na conta 1 que é de receitas.
Para garantir uma estruturação adequada do plano de contas, é importante que as novas categorias sigam essa configuração, com as receitas na conta 1, as despesas na conta 2 e as contas transitórias na conta 3.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo