Ao selecionar o relatório desejado, você terá acesso a opções de filtragem específicas para o modelo de relatório que está visualizando. Portanto, os filtros disponíveis podem variar de acordo com o relatório solicitado.
O Relatório 015A desempenha um papel fundamental no sistema, pois serve como demonstrativo das receitas e despesas registradas na imobiliária. Este relatório permite que você consulte todos os lançamentos que foram registrados através da liquidação de boletos e despesas, bem como lançamentos de movimentações diretas ocorridos durante um mês específico ou em um período determinado, com a capacidade de abranger até um ano de informações. A base principal para a consulta é a data de crédito ou débito dos lançamentos.
Confira abaixo como gerar relatório de receitas e despesas.
1. Acesse o Menu lateral > Empresa > Relatórios
2. Procure pelo tópico "Balancete" e, em seguida, escolha a opção "Demonstrativo de Receitas e Despesas".
3. O sistema já abrirá o relatório com alguns filtros pré-definidos por padrão. O filtro "Primeira coluna" se refere ao período principal em que serão buscados os lançamentos.
O filtro "Mais colunas" oferece a possibilidade de complementar as informações que você está buscando, apresentando uma comparação visual para o período definido por meio de colunas que são exibidas lado a lado para cada mês.
Neste filtro, você tem a opção de incluir informações adicionais nas colunas, tais como:
Lançamentos referentes ao mês anterior ao período principal que está sendo filtrado na primeira coluna;
Lançamentos referentes ao mesmo mês filtrado na primeira coluna, porém do ano anterior;
Lançamentos de um único mês, que pode ser selecionado no calendário disponível ao marcar a opção;
Lançamentos de diversos meses, que podem ser utilizados para exibição de até 11 meses consecutivos após o mês filtrado na coluna principal.
Confira um exemplo de relatório com um filtro selecionado para o mês de julho de 2018 e a inclusão de colunas adicionais abrangendo diversos meses, com um máximo de 5 colunas
Comparação com Previsão Orçamentária (Visualização Lado a Lado):
Você também pode realizar uma comparação das informações com a sua previsão orçamentária. No entanto, é importante ressaltar que a previsão orçamentária deve estar previamente preenchida para o período em questão. Dessa forma, o relatório apresentará uma visualização lado a lado, destacando a comparação entre o Previsto e o Realizado:
Filtros adicionais:
Você pode optar por configurar o relatório para exibir detalhes de todos os lançamentos, apenas das receitas ou somente das despesas:
Detalhar:
Ao marcar a opção "Detalhado", o sistema disponibilizará duas opções adicionais de filtro: "Com Documento" e "Com Competência". Essas opções se referem especificamente aos detalhes das despesas:
"Documento" se refere ao número da nota fiscal que pode ser inserido nos detalhes das despesas.
"Competência" diz respeito à data do documento, também configurada no mesmo campo.
A opção "Com Conta Categoria" mostrará o código da categoria do plano de contas que foi utilizado nos lançamentos.
Vejamos um exemplo:
Por último, na seção "Agrupar", você tem a opção de agrupar lançamentos que pertençam à mesma categoria. Esse filtro é útil para reduzir a quantidade de informações exibidas. Você terá a possibilidade de agrupá-los em até dois níveis diferentes:
No "2° Nível do plano de contas": Apenas contas principais de Receitas e Despesas, juntamente com suas subcontas usadas nos lançamentos serão exibidas.
No "3° Nível do plano de contas": Além das contas principais de Receitas e Despesas, as contas pai e suas subcontas usadas nos lançamentos também serão exibidas.
Após configurar o relatório conforme suas preferências, basta clicar em "Visualizar". Você também terá a opção de exportar as informações para os formatos Excel ou CSV.
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