Locação | Taxa de locação x Taxa de administração: como distingui-las e lançá-las no Contrato de Locação

Modificado em Qua, 13 Nov na (o) 11:26 AM


Você sabia que existem duas taxas administrativas cobradas pelas imobiliárias em contratos de locação? São elas: a taxa de administração e a taxa de locação.

A taxa de administração é uma taxa recorrente que é cobrada mensalmente do proprietário do imóvel para que a imobiliária administre o contrato de locação. Essa taxa pode variar de acordo com a imobiliária, mas geralmente está dentro da porcentagem permitida pelo CRECI do estado. É importante verificar a tabela referencial de honorários do seu estado para saber qual é o valor máximo permitido.

 a taxa de locação é cobrada apenas uma vez, logo que o imóvel é alugado, e tem como objetivo cobrir as despesas da locação, tais como a elaboração do contrato, a aferição da idoneidade do locatário e dos fiadores, consultas diversas, vistoria, entre outras. O valor dessa taxa equivale a um aluguel e também está definido na tabela de honorários referenciais do seu CRECI.

É fundamental compreender a diferença entre as duas taxas e como elas devem ser lançadas no contrato de locação para evitar problemas futuros.

Lançamento manual da Taxa de Locação e Taxa de Administração.

Por padrão, o sistema não cobra automaticamente a taxa de administração e a taxa de locação no mesmo mês. Caso deseje cobrar as duas taxas no mesmo repasse, será necessário realizar o lançamento manualmente no contrato ou no momento do repasse.

Lançamento da taxa de administração no contrato:

  1. Localize o contrato em questão através da barra de pesquisa principal na dashboard e acesse-o:

  2. No quadro de despesas do contrato, clique em "Nova Despesa" > "Nova despesa":

  3. Preencha o vencimento com a data em que será feito o repasse ao proprietário. O valor fixo que será cobrado de taxa e o serviço "taxa de administração". Indique o débito (geralmente proprietário) e crédito (imobiliária):



  4. Clique em "Lançar".


Lançamento da taxa de administração diretamente no repasse:

  1. Acesse o menu "Repasses" e clique na opção "Repasses":

  2. Localize o repasse em questão, passe o mouse sobre ele e clique em "Repassar":

  3. Clique em "Mais opções" e preencha o campo de Taxa de administração com o valor fixo a ser cobrado:

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  4. Conclua em "Lançar no financeiro":



Configuração automática para o lançamento da taxa de administração e de locação no mesmo mês.

Para que o sistema faça o cálculo da taxa de locação e administração de forma automática no mesmo repasse, sem a necessidade de inserção manual, é necessário habilitar uma configuração através do suporte. Com essa configuração ativada, o sistema calculará a diferença entre o valor do aluguel e da taxa de administração, e cobrará essa diferença no repasse correspondente.


Caso queira habilitar essa opção, entre em contato com o nosso suporte. É importante lembrar que essa opção será aplicada em todos os outros repasses que possuam a taxa de locação lançada, mesmo que o repasse esteja com saldo negativo.


 Dica:

Ficou com dúvida sobre o conteúdo da FAQ? Entre em contato com nossos especialistas.

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